É o tratamento mais simples em reprodução humana.
É um Tratamento de baixa complexidade que consiste em estimular, por meio de medicamentos, os ovários na produção de óvulos e em permitir que a fertilização ocorra in vivo, por uma relação sexual natural.
A primeira etapa é a indução da ovulação, que é feita com medicações. Durante este período, o crescimento dos folículos dos ovários (cada folículo contém um óvulo) é controlado por exames de ultrassom.
Quando os folículos atingem um tamanho adequado, aplica-se uma última medicação, que deflagra a ovulação propriamente dita. As relações sexuais são programadas e o teste de gravidez é feito após 15 dias.
Fator primordial de sucesso desta técnica é o monitoramento da ovulação, por ultrassom, para que a relação sexual coincida com o período mais fértil da mulher (coito programado).
Relação Sexual Programada
Há o acompanhamento do crescimento folicular, em geral, em três ou quatro exames. Quando os folículos atingem o tamanho ideal, a ovulação é, então, induzida, para que o óvulo seja liberado, e o espermatozoide possa fertilizá-lo.
Confirmada a ruptura folicular pelo ultrassom, o casal é orientado a ter relações sexuais com maior frequência.
A relação sexual programada é indicada para a mulher que tem problemas na ovulação. Mulheres que apresentam distúrbios hormonais - ciclos menstruais irregulares por ausência da ovulação ou insuficiência hormonal (lútea) e nos casos de ovários policísticos.
Vale ressaltar que a indução da ovulação, além da fertilização natural in vivo, é utilizada também como etapa inicial da inseminação artificial ou intrauterina (IIU) ou, ainda, de técnicas mais complexas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) e a fertilização in vitro com ICSI(injeção intracitoplasmática de espermatozoide), sendo as duas últimas consideradas técnicas de alta complexidade.
A recomendação é que sejam feitas, em média, quatro tentativas, dependendo do tempo de infertilidade e da idade da mulher.
Taxa de sucesso: em torno de 20% por ciclo de tratamento.